quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A escola como contexto de desenvolvimento

Podere-mos considerar a escola como uma rede gigante, onde se establecem interligações, professor-aluno, aluno-aluno, pais-professor. É nesta rede de contacto humano e intelectual que todas as pessoas se formam. Uma pessoa desde que entra no seu primeiro ano do ensino primário até que se forma e entra no mercado de trabalho, passa a maior parte do tempo da sua vida na escola. É nela que establece a maioria das suas amizades e adquire um desenvolvimento cognitivo.
A escola é uma palavra com um significado devéras complexo, pois não se limite a ser apenas um edificio com boas ou más condições, mas sim o espaço onde a pessoa cresce e adquire a experiencia necessária para entrar no mercado de trabalho e prosseguir a sua vida.
Apesar da educação recebida em casa pelos pais ou tutores o jovem tambem é educado na escola, e daí nasce um problema, pois os pais limitam-se a enviar os filhos para a escola sem lhes dar qualquer tipo de educação em casa e estes acabam por tambem não adquiri-la na escola, criando assim os jovens rebeldes. Em pleno século XXI esta realidade é cada vez maior, ou porque os pais não tem tempo porque trabalham demasiado, ou porque são toxico dependentes e simplesmente não querem saber dos filhos, estas são umas das milhares de razões que existem e que ilibam os pais da sua culpa. A entidade escola tambem não tem qualquer culpa, pois não é sua função educar os seus jovens mas sim forma-los e prepara-los para a sua vida profissional.
Desencadeado maioritariamente pelo problema de cima está o abandono escolar. Os jovens sentindo-se sozinhos, ou seja, sem o apoio familiar, recorrem muitas vezes a drogas ou alcool, de modo a chamar a atenção, originando uma “bola de neve” em que os problemas cada vez são sendo maiores levando assim a que abandonem a escola e cosequentemente o seu futuro profissional.
Mas felizmente a maioria dos jovens prossegue estudos, aproveitando a consistência familiar para um bom aproveitamento escolar. Estes jovens são o futuro do pais e o peso para no futuro equilibrar a balança da sociedade. Estes sim serão os futuros profissionais e que tornaram possível que o pais progrida em diferentes áreas. É assim que a Escola exerce um papel fundamental para o desenvolvimento de cada jovem e talvez por isso tambem que o estado Portugues gaste milhares de euros por cada aluno que estude numa escola pública.

1 comentário:

  1. A escola e o ensino são fundamentais para uma sociedade que se diz democrática. É necessário que se invista realmente na educação, destacando-se a educação cívica. Essa formação cívica deve passar pelo conhecimento da história e da economia, é necessário que se conheçam as teorias políticas e aspetos similares.
    http://inventariopolitico.blogspot.pt/ Deixo o meu blog, onde falo destes temas.

    ResponderEliminar